Com a ascensão das redes sociais, o marketing se voltou inteiramente para elas. A importância delas para divulgar as marcas é incontestável, porém não vale anular as ações presenciais de marketing. Deve unir uma estratégia a outra para gerar um grande resultado.
Estar presente em eventos ou realizar alguma ação presencial é a forma mais eficaz de estar próximo do público, além de apresentar o seu produto ou serviço detalhadamente.
7 ideias de ações presenciais de marketing
Antes de qualquer ação é necessário entender o perfil do seu público e compreender qual ação gerará mais engajamento ou qual tipo de evento onde os seus consumidores podem estar. Depois de traçar esse perfil, você pode seguir essas ideias sensacionais para promover a empresa que você trabalha!
Participações em eventos e feiras do setor
Nos eventos e feiras é muito mais fácil encontrar os possíveis clientes, mas para isso é preciso montar uma ótima estratégia. Sabe aquele evento que bomba no seu setor? Se certifique de criar um stand que chame a atenção do seu público e montar uma equipe profissional para participar, que saiba desenvolver uma boa conversa a fim de enfatizar o produto ou serviço.
Vale também promover algumas atividades no stand, como sorteios de brindes ou jogos interativos para ganhar um kit. Você não precisa dar produtos da empresa, pode ser amostras ou dar algum brinde personalizado com a sua marca. Você pode ver algumas opções aqui!
Estar presente em festivais
No último Rock in Rio, o que mais chamou a atenção não foram as bandas em si, mas sim as ações que as empresas patrocinadoras realizaram. Talvez, o seu público não esteja em festivais de música ou artísticos, mas se sim é uma ótima oportunidade de divulgar a sua marca.
Assim como nos eventos, você pode levar jogos interativos, shows, apresentações, sorteios e promoções inusitadas. Dessa vez, é até válido usar as redes sociais. Por exemplo, a Visa no Rock in Rio interagiu com as pessoas por meio do chatboot do Facebook e selecionou 25 participantes para fazer uma tatuagem durante o festival.
Realizar festas
Se você acompanha as ações de grandes marcas, deve já ter percebido que a boa da vez é dar festas. Seja para o público alvo ou influenciadores que vão divulgar o evento depois.
A marca Doritos, criou o bar secreto, onde as pessoas aproveitavam shows e atrações, e saboreavam o novo sabor “secreto” do salgadinho. Esse tipo de evento é ótimo para quem quer apresentar novos produtos.
Promover atividades e atrações especiais
Além de festas, a área de marketing pode pensar em levar atividades e atrações especiais para enaltecer a marca ou divulgar um novo produto ou serviço.
A Nike é uma das maiores marcas voltadas ao esporte, e por isso está sempre promovendo corridas em todo o Brasil e no mundo. Recentemente a Netflix também divulgou de uma maneira diferente a série Stranger Things, trazendo para o Brasil a Stranger House.
Apresentar coleções e novos serviços com a participação de influenciadores
Principalmente para a área da moda, mas também vale para outros setores como de tecnologia, é bem interessante fazer um evento de apresentação de produtos e convidar influenciadores.
Atualmente, os influenciadores são o chamariz para conquistar o público. Se o influenciador participa de um evento como esse, com certeza outras pessoas vão querer estarem lá, conhecer o produto, e provavelmente comprarem.
Degustação e demonstração
Uma das táticas mais antigas de marketing, a degustação ou demonstração é excelente para apresentar novidades. Claro, que vale fazer esse tipo de ação em lojas, mercados ou no próprio local do serviço, mas a dica é realizar em lugares de grande movimentação.
Por exemplo, o Cup Noodles distribuiu os seus novos sabores em plena Avenida Paulista, quando estava aberta para os pedestres. Imagina quantas pessoas foram atingidas com essa ação? Vale também criar um evento no Facebook para divulgar a degustação ou demonstração.
Elaborar cursos e palestras
Recentemente, o Facebook em parceria com a Mastercard levou uma série de cursos para empreendedores. Além do conteúdo, mostravam a eficácia de usar os anúncios da rede social e as vantagens do Mastercard para quem tem uma empresa.
Se quiser fazer algo mais simples, pode sugerir uma palestra em sua própria empresa e convidar possíveis clientes. Aborde um conteúdo legal, e peça para o palestrante falar sutilmente do seu produto ou serviço.
Agora, é com a galera do marketing, o que acharam dessas ideias de ações presenciais de marketing? Dá para usar na sua empresa? O que fariam diferente? Comentem aqui!